Agosto é um mês importante para as Mulheres!

04/08/2023 17:42

Ao longo do mês de Agosto são celebradas campanhas importantes na luta pelos direitos das mulheres. A campanha “Agosto Dourado” é incentivada pela Organização Mundial da Saúde que caracteriza esse mês como o mês do aleitamento materno, onde são desenvolvidas atividades educativas de promoção à amamentação. No âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina, o Serviço de Apoio à Amamentação organizou mais uma edição do Curso de Formação para o Atendimento à Amamentação e Retorno ao Trabalho/Estudo, ministrado pela Enfermeira Bianca Jacqueline Ramos.

Além disso, a campanha “Agosto Lilás” marca o mês de enfrentamento à violência doméstica contra as mulheres, onde diversos órgãos públicos e movimentos sociais desenvolvem ações sobre a violência contra a mulher, a fim de difundir informações sobre os direitos das mulheres. Nesse sentido, a Equipe CDGEN organizou um calendário de atividades e convida toda a comunidade universitária a participar.

UFSC Mulheres – perspectivas para a equidade

Desde o semestre passado, a Universidade está unido esforços para a construção e consolidação da Política de Equidade e Enfrentamento da Violência de Gênero. Foi estabelecido um grupo de trabalho que está sendo coordenado pela Equipe multiprofissional da CDGEN e conta com representações de diversos segmentos para o desenvolvimento de diretrizes institucionais que atendam as demandas específicas das mulheres da comunidade universitária.

Buscando uma atuação integrada aos demais setores da universidade, a pedagoga Carolina Seidel (Coordenadora da CDGEN) esteve em visita técnica às obras do Centro de Ciências da Educação, na companhia da professora Marilise Sayão (Pró-reitora da PROFAE, em exercício) para tratar da viabilização do espaço físico pensado sob a perspectiva de gênero, observando como por exemplo, banheiros inclusivos, trocadores e espaços para amamentação.

De acordo, com Carolina Seidel: “A equidade de gênero é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, e as universidades desempenham um papel crucial neste processo. Políticas específicas para as mulheres são essenciais para alcançarmos a igualdade de fato e isso passa também pelo espaço físico, pela acessibilidade, pela segurança e por toda a discussão de acesso e permanência seja para estudantes, docentes, técnicas, trabalhadoras terceirizadas e todas as demais mulheres que circulam nos cinco campi da UFSC”.

Visita técnica às obras do CED UFSC, realizada em 04/08/2023. Da esquerda para a direita estão Hamilton de Godoy Wielewicki (CED), Carolina Seidel (CDGEN), Marilise Sayão (PROAFE) e Alexandre Toaldo Bello (CED).