Oficina – Micromachismos nas Relações Afetivas: as Violências Ocultas na Vida Afetiva

02/12/2021 09:34

Em consonância com a campanha do Laço Branco (promovendo o engajamento de homens pelo fim da violência contra as mulheres), a CDGEN/SAAD e o grupo Refletindo Masculinidades convidam os homens da UFSC a participar da Oficina – Micromachismos nas Relações Afetivas: as Violências Ocultas na Vida Afetiva. Contaremos com a notável presença de Jeane Adre Rinque (Sindicato do Poder Judiciário Federal/SC) e Raquel Cipriani-Xavier (UFSC) como facilitadoras.

 

O QUE É MICROMACHISMO?

Desde 1991, o psicólogo argentino, radicado na Espanha, Luis Bonino, trabalha com o conceito de micromachismos para referir-se às práticas cotidianas – no mais das vezes – invisíveis, de violência, dominação e exploração masculina no contexto das relações afetivas, que acabam por reduzir a capacidade de decisão das mulheres, bem como subordinar aos interesses masculinos o desenvolvimento dos vários aspectos da autonomia da pessoa (capacidade de decisão e de pensamento, desenvolvimento profissional, sexualidade, etc). Em sua experiência profissional, Luis Bonino classificou os micromachismos em três categorias principais: Micromachismos Coercitivos, Micromachismos Encobertos e Micromachismos de Crise.

 

QUAL A PROPOSTA DO ENCONTRO?

Nosso objetivo é discutir e apresentar os micromachismos elencados por Luis Bonino, integrando-os às experiências dos participantes. Além disso, tornar visíveis os micromachismos e mostrá-los como uma violência é um primeiro passo para sua não legitimação e/ou reprodução. Também é importante que os homens se tornem cientes destes padrões e busquem modificá-los, para que as relações afetivas sejam construídas e vividas de uma maneira recíproca e igualitária.

 

O evento ocorrerá dia 09/12, quinta-feira, às 18:30h via plataforma Google Meet.  Vagas limitadas: 30 pessoas.

Link para inscrição: https://forms.gle/XXv7da6EdHBgFm758

 

#paratodesverem Card com fundo roxo e detalhes em bordô. Contém fotos das duas facilitadoras da oficina dispostas verticalmente. A primeira retrata Jeane de perto em um ambiente aberto com areia no chão e árvores ao fundo. Logo abaixo, a segunda retrata Raquel falando com um microfone, sentada, em um evento de auditório. No canto inferior esquerdo o card apresenta o logo da UFSC e o da CDGEN/SAAD. O logo da CDGEN tem fundo metade rosa e metade azul, ao centro um cata-vento colorido (nas cores: amarelo, verde, azul, roxo, vermelho e laranja). No canto superior direito há um laço branco, simbolizando a campanha dos homens pelo fim da violência contra as mulheres. O card contém os seguintes dizeres: a CDGEN/SAAD e o grupo Refletindo Masculinidades convidam os homens a participar da Oficina Micromachismos na Relações Afetivas: as Violências Ocultas na Vida Afetiva. 9 de Dezembro às seis e meia da tarde.