Este ano comemoramos 50 anos de Luta. 50 anos de Stonewall. E por isso convidamos você a vir conhecer nossa exposição “Do que você se Orgulha?”!
Ah mas você não sabe o que foi Stonewall? Então vem aprender e conversar com a gente sobre essa luta que marca o dia internacional do orgulho LGBTQIA+, dia 28 de junho.
A exposição está acontecendo no hall da Reitoria 1 da UFSC durante toda essa semana, contando com as bandeiras dos movimentos LGBTQIA+ e suas explicações, e recados da comunidade LGBTQIA+ (enquete realizada pela La Kahlo Bodega e 8M Brasil – SC ).
Venha comemorar e mostrar por que você se Orgulha de você ou de seus amigues!
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/317380665805857/
Em 2018, com a decisão do Supremo Tribunal Federal e as normativas do Conselho Nacional de Justiça, a população Trans brasileira conquistou o direito de ratificar o prenome e sexo/gênero da documentação diretamente no cartório, sem a necessidade de passar pela via judicial, mas muitas pessoas ainda possuem dúvidas de como realizar o procedimento no cartório e do que fazer quando o cartório dificultar a mudança, já que não existe uma normativa nacional orientando os cartórios em como realizar a mudança de nome, o quanto cobrar, e outras especificidades.
Frente a isso, em 2018 a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e o Instituto Prios de Políticas Públicas e Direitos Humanos, no projeto Eu Existo, lançaram a cartilha “Eu Existo – alteração do registro civil para pessoas trans”
Na cartilha você pode encontrar algumas orientações básicas para a alteração do nome civil em cartório, os documentos necessários, onde reclamar quando o cartório não cumprir com seu dever, e inclusive modelo de pedido de gratuidade de custas do cartório.
Confira a cartilha no link: http://bit.ly/CARTILHA-ANTRA