Nota de Pesar – Catarina Karsten
A Coordenadoria de Enfrentamento a Violência de Gênero vem a público expressar sua solidariedade à família, amigos e colegas da estudante Catarina Kasten, vítima de feminicídio na última sexta-feira (21 de novembro), na Praia do Matadeiro, em Florianópolis.
Toda a comunidade universitária está abalada, revoltada e inconformada diante da brutalidade desse crime, que evidencia, mais uma vez, a urgência de enfrentar a violência de gênero em todas as suas formas.
Reforçamos nosso repúdio absoluto a qualquer tipo de violência moral, psicológica, física, sexual ou institucional contra mulheres, dentro e fora da Universidade. Reivindicamos condições reais de segurança e respeito para que todas possam estudar, trabalhar, circular e viver sem medo em nossa cidade e em nossos espaços acadêmicos.
A Coordenadoria soma-se aos esforços da UFSC e de toda a comunidade para exigir respostas e justiça. Catarina será lembrada não apenas em sua trajetória acadêmica e pessoal, mas também como parte de uma luta coletiva que exige que nenhuma outra vida seja interrompida pela violência.
Que sua memória fortaleça nossa determinação de transformar indignação em ação!
Catarina presente! Hoje e sempre.
Coordenadoria de Enfrentamento à Violência de Gênero e Diversidade Sexual
Universidade Federal de Santa Catarina



